domingo, 29 de abril de 2012

A importância do Led Zeppelin para o rock

Foi um grupo de rock que nasceu em Londres, no final dos anos 60, e que tinha como pretensão fazer um som forte e pesado, ou seja, diferente dos demais que eram feitos nessa época. Contava com a formação clássica que uma banda costuma ter: vocalista, guitarrista, baixista e baterista. E, por meio da sublime interação dos seus quatro músicos, conseguiu, com primazia, colocar o seu nome na história. Segundo alguns dos maiores apreciadores de rock, como a melhor banda desse estilo musical de todos os tempos.

Por tudo isso e muito mais, Shine and Rock acredita: se há uma banda de rock que merece todo o respeito e admiração possíveis, com certeza, ela se chama Led Zeppelin. Mais do que isso, o grupo teve importância fundamental na disseminação de duas vertentes do rock: o heavy metal e o hard rock.

Embora o grupo tenha acabado há mais de 30 anos, os videos da época atestam que o trabalho feito pelos quatro músicos rendeu gloriosas marcas no mundo musical. O baixista e tecladista Paul Jones tinha a precisão e técnica necessárias para alavancar o Led. John Boham era excepcional no palco e, com certeza, um dos maiores bateristas que já existiram, oferecendo obras-primas como a fantástica Moby Dick (ele morreu em 1980, o que acarretou o fim do grupo).

Agora, os outros dois músicos do grupo merecem um pouco mais de destaque:
  • Jimmy Page - considerado um dos melhores guitarristas de todos os tempos, senão o melhor, por alguns (por exemplo, obteve o 3º lugar  designado pela revista Rolling Stone). Seus solos são únicos, clássicos até. Quem nunca se impressionou com a excelência dele na arte de tocar guitarra em Stairway to heaven, Whole Lotta Love, Heartbreaker, entre muitas outras músicas?
  • Robert Plant - sem dúvida, o vocalista que ensinou aos que viriam depois a importância da presença de palco, da movimentação, do entusiasmo. E a voz? Única. Usava e abusava dela, ressaltando, mais uma vez, que vocalista que se prezava devia mostrar que alcançava várias extensões com sua voz; no caso dele, rouca e aguda. Sensacional. As canções Rock n' Roll, Imigrant Song, Good Times, Bad Times, entre inúmeras outras, certificam essa característica com profundidade.
Introdução ao rock

Shine and Rock recomenda àqueles que ainda estão descobrindo o rock e pretendem conhecê-lo melhor, que comecem por ouvir bandas-referência, como, por exemplo, Led Zeppelin. Seria uma viagem ao passado, uma viagem de descobertas. Mais: uma caça ao tesouro.

Difícil escolher somente uma música do Led para destacar neste momento. Agora, há uma, com mais de oito minutos de duração e que fala sobre um viajante que é, simplesmente, mágica, épica e fundamental para confirmar a importância do Led Zeppelin. E ela começa bem assim:

"Oh, let the sun beat down upon my face, stars to fill my dreams..."

Apreciem Kashmir, do álbum Physical Grafitti de 1975, cujo video abaixo é do show gravado no mesmo ano, em  Earls Court (Londres):


Um comentário:

  1. Totalmente influente para o Heavy Metal assim como os...yes para o Rock Progressivo.

    ResponderExcluir