quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Quase famosos: filme homenageia rock dos anos 70

Com a fantástica trilha sonora composta por canções de Led Zeppelin, The Who, Simon & Garfunkel, Lynyrd Skynyrd, Elton John, entre vários outros artistas, o filme Quase Famosos, de 2000, celebra o quão importante é, para um fã, cultuar uma banda, em especial de rock - um dos gêneros musicais que mais desperta paixões entre os apreciadores.

Enredo

O jovem Willian Miller (Patrick Fugit), então com 15 anos, na década de 70, na qual é retratado o filme, apaixona-se por rock ao ouvir os discos da sua irmã mais velha. Alia a sua nova paixão à escrita e, por influencia de um amigo, envia textos de sua autoria para a revista Rolling Stone. Esta o convida para ser o mais novo colaborador.

Embora conte com uma mãe controladora, aceita a proposta e sua primeira missão como repórter é acompanhar o famoso grupo Stillwater durante a sua turnê nos Estados Unidos. Ao longo de várias viagens, passa por um sem fim de experiências, torna-se amigo e confidente do guitarrista-líder da banda, Russel Hammond, interpretado por Billy Crudup, amadurece a olhos vistos e apaixona-se pela groupie Penny Lane (Kate Hudson).

Triângulo amoroso

O filme retrata com bastante cuidado e sutileza a paixão do jovem protagonista pela groupie, a qual, por sua vez, é a amante do guitarrista Russel. Para os espectadores, resta uma incógnita ao final, pois não se sabe quem fica com quem e se fica.

Homenagens

O diretor do filme, Cameron Crowe, fanático por rock n’ roll, quis homenagear três grupos (Led Zeppelin, Lynard Skynard e The Allman Brothers), cuja fusão, na sua interpretação, resultaria no Stillwater - banda fictícia retratada no filme.

O personagem Willian, na verdade, é o alter-ego do próprio Crowe, que, aos 15 anos, colaborou com a Rolling Stone, quando acompanhou a mítica banda Led Zeppelin, em uma turnê, realizada nos anos 70.

Rock

Para os amantes do rock, o filme é uma experiência incrível, pela trilha, tanto de artistas originais quanto fictícios, pelos cenários (shows lotados) e, em especial, por focar na revista mundial mais importante do estilo musical.

Confira uma cena na qual é apresentada uma interessante música do grupo Stillwater:


2 comentários: